Acompanhe a evolução do Windows desde a versão 1.0 até o Windows 7

Windows 1.0

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Windows 1.0 não é um sistema operacional propriamente dito, já que ele é intimamente ligado ao MS-DOS para funcionar. O Windows 1.x, 2.x e 3.x nada mais são que gerenciadores visuais de recursos do MS-DOS, evitando que o usuário digite os comandos que normalmente faria.

[IMG]

Windows 2.0

O Windows 2.0 foi lançado em 1987 com diferentes versões para aproveitar todos os recursos dos processadores 286 e 386. Com praticamente a mesma interface do Windows 1.0, lançado dois anos antes, o novo gerenciador da Microsoft também tinha interface colorida e usada mouse e janelas.

[IMG]

[IMG]

A novidade mais visível era a sobreposição das janelas, que podiam ser maximizadas ou minimizadas – recursos existentes até hoje. Com isso, a capacidade de rodar mais de um programa ao mesmo tempo ( multitarefa) foi muito aperfeiçoada em relação ao Windows 1.0. O gerenciador foi comercializado inicialmente em oito disquetes de 360KB (5,25”) e, posteriormente, sete disquetes de 720KB (3,5”).

[IMG]

Windows 3.0

Embora o Windows 3.0 ainda não tenha sido um sistema operacional "de verdade", exigindo o MS-DOS em separado, o ambiente operacional foi o primeiro sucesso comercial da Microsoft. Lançado em 1990 e com algumas versões posteriores, o Windows 3.0 foi o primeiro a ultrapassar o limite de 1MB de memória do MS-DOS, conseguindo gerenciar até 16MB de memória.

[IMG]

Esta melhoria permitiu uma mudança visível em sua interface gráfica, que usava janelas sobrepostas para organizar seus recursos em diferentes categorias – de forma semelhante ao que vemos hoje no Menu Iniciar. Além disso, o Windows 3.1 (lançado em 1992) também apresentava recursos multimídia e fontes TrueType. Era comercializado através de 8 disquetes de 1,44 MB (3,5”).

[IMG]

Windows 95

Agora sim, um sistema operacional de verdade! Lançado em 1994 (e com versões posteriores lançadas até 1997, cuja principal diferença estava na versão do Internet Explorer), o Windows 95 vinha com o MS-DOS embutido e trouxe várias tecnologias novas, como o uso do sistema de arquivos FAT16 (FAT32 a partir de 1996) e suporte ao USB (a partir de 1997) e conceitos, como a dupla Área de Trabalho + Menu Iniciar. Estas mudanças, aliadas à enorme evolução do Internet Explorer, fizeram a Microsoft se tornar a maior desenvolvedora de sistemas operacionais do mundo.

[IMG]

Windows 98

O Windows 98 foi lançado em 1998 e demonstrou a completa integração da área de trabalho com a Internet na visão da Microsoft, através do Active Desktop. O sistema vinha com o Internet Explorer 4.0 e já usava o sistema de arquivos FAT32 nativamente, permitindo usar HDs com capacidade superior a 2GB. Como pontos negativos (devido ao aumento de funções), o sistema era mais lento e instável que o Windows 95.

[IMG]

Uma das atualizações mais bem aceitas na família Windows foi o Windows 98 SE (Segunda Edição), que veio com o Internet Explorer 5.0, trouxe suporte aos mais modernos processadores da época e para a recém lançada tecnologia do DVD. O Windows 98 Segunda Edição foi distribuído gratuitamente para usuários do Windows 98.

[IMG]

Windows ME

O Windows ME (Millennium Edition) foi lançado em 2000, e trouxe como principais inovações a capacidade de lidar com formatos digitais de arquivos, como o MP3, o Windows Movie Maker para a criação de vídeos pessoais e o utilitário de manutenção Restauração do Sistema, que permitia desfazer algumas alterações de partes vitais do sistema operacional em caso de algum erro.

[IMG]

Com o final do suporte do Windows ME, a Microsoft encerrou definitivamente a família 9x do Windows, que ainda era dependente do DOS, e se focou na família NT do sistema operacional.

[IMG]

Windows NT

O Windows NT marcou o início de outra família de sistemas operacionais da Microsoft, completamente independente do MS-DOS. Voltada para estações de trabalho e servidores, o Windows NT foi lançado originalmente em 1993 (Windows NT 3.1), embora a versão mais famosa seja a 4.0 (lançada em 1996).

[IMG]

Windows 2000

Internamente, ele é conhecido como "Windows NT 5.0 " mas para público em geral, ele é o Windows 2000. Lançado no início de 2000, o sistema operacional suporta um ou mais processadores de 32bits e apresenta várias tecnologias como o MMC (Console de Gerenciamento Microsoft), o serviço unificado de diretórios Active Directory, o sistema de distribuição e compartilhamento de arquivos (DFS) e o sistema de arquivos criptografados (EFS).

[IMG]

Embora o Windows 2000 não seja voltado para ambientes domésticos, uma versão caseira do sistema chegou a ser iniciada. O projeto "Windows Neptune" foi abandonado devido aos prazos não cumpridos, e o projeto foi retomado anos mais tarde – resultando no Windows XP Home Edition.

[IMG]

Windows XP

O Windows XP, lançado em 2001, representou o fim da família 9x do sistema operacional, a disponibilidade da tecnologia NT para usuários domésticos e a separação entre sistemas para estações de trabalho e sistemas para servidores. Sucessor do Windows ME e do Windows 2000, o Windows XP (internamente, Windows NT 5.1) ele é o sistema operacional de maior sucesso na história da Microsoft. Depois do lançamento do Service Pack 3, em 2004, ele tornou-se um sistema operacional maduro para as empresas e até hoje ele é conhecido por sua estabilidade (dificilmente o sistema ‘trava’) e eficiência. Ele veio com um recurso de ativação para evitar (ou diminuir) a pirataria.
[IMG]
Windows Vista
O Windows Vista (Windows NT 6.0) é a versão mais recente do Windows para ambientes domésticos e estações de trabalho. Lançado no início de 2007, apresenta centenas de novos recursos e funcionalidades, como uma nova interface gráfica com o usuário e novas aplicações/tecnologias para redes, áudio e impressão.
[IMG]
Contudo, o que mais chama a atenção do Windows Vista (em todas as suas versões) é o trabalho da Microsoft focado em segurança, desde os primeiros estágios de desenvolvimento do produto. Um exemplo prático disso está no Controle de Conta de Usuário (UAC), que impede que ações potencialmente perigosas sejam feitas sem o consentimento do usuário – mesmo que o usuário em questão seja o próprio administrador da máquina.
[IMG]
Windows 7
O Windows 7 (Windows NT 6.1) é o sucessor do Windows Vista e se encontra atualmente em fase de desenvolvimento, com seu lançamento previsto para o final de 2009. O sistema faz uso de diversas novidades introduzidas pelo Windows Vista, como o UAC e o novo menu Iniciar, mas as torna ainda melhores.
[IMG]
O Windows 7 também marca uma grande mudança se comparado com as versões anteriores, já que ele não virá com aplicativos para email, edição simples de fotos e criação de vídeos domésticos (os programas serão substituídos por equivalentes do Windows Live). Outra mudança é em relação à multimídia, com o sistema trazendo suporte nativo para gravação de arquivos ISO e a inclusão do suporte aos codecs Divx, Xvid, H.264 e mais.
[IMG]
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s